São Martinho

quinta-feira, novembro 12, 2015

 11 de Novembro - Dia de São Martinho



Estamos numa das minhas épocas do ano preferidas e nada melhor que um bom magusto para celebrar o Outono.

Este ano foi muito tranquilo, mas não podia deixar de dar um saltinho a casa dos pais para me deliciar com a boa da castanha assada que eu simplesmente ADORO! A mãe esteve no seu melhor, como sempre! Cheguei para jantar já passava das 22h, mas a sopinha acabadinha de fazer já estava à minha espera, assim como umas quantas castanhas assadas bem abafadinhas para conservar um pouco do seu calor. Realmente, quem tem uma mãe tem tudo! Estava tão cansada que se viesse directamente para casa, muito provavelmente ia passar o dia sem provar as castanhas. Não tinha qualquer paciência para preparar, colocar a assar e esperar que estivessem prontas. Só queria esticar-me um pouco e descansar! Quando se vive sozinho, também se perde um pouco a vontade de preparar algo, não há aquele incentivo que nos impulsiona a preparar um mimo para a cara metade. Acabo por me desleixar um pouco mais. SIMMMMM, eu sei que está errado! Devia começar por me mimar um pouquinho mais e prometo pensar nisso com seriedade! E o prometido é devido!! :)

Deixo aqui umas quantas curiosidades sobre a castanha (fruto seco amiláceo):
  * baixo valor calórico
  * elevado teor de água e hidratos de carbono (em especial amido) --» importante fonte de energia
  * baixo teor de proteína e gordura
 * rica em vitaminas C, B6 e ácido fólico --» contribui para a formação de glóbulos vermelhos, função cerebral e regeneração celular
  * excelente fonte de potássio e antioxidantes (em especial polifenois)
 * rica em fibras --» controla o apetite, regula o trânsito intestinal e controla a velocidade de absorção dos açúcares
  * isenta de glúten (sendo aconselhada a doentes celíacos) 
(*Catarina Peixoto, Nutricionista)
  Contudo, deve ser consumida de forma moderada uma vez que pode provocar algum desconforto intestinal tais como: gases e barriga inchada. Há sempre um "mas" que vem estragar a festa ou então, contribuir para a mesma. Depende do ponto de vista!!

  Só faltou a jeropiga, mas cá em casa não entram bebidas alcoólicas exceptuando ocasiões muito , muito, muito (x1000) especiais. Pode ser que um dia explique a razão desta escolha. Não se preocupem que não me encontro no programa de 12 passos para me libertar do consumo de álcool. Relaxem! Apenas faz parte de uma filosofia de vida e já estou a revelar muito! :)

 Meus caros Sonhadores, aproveitem esta época para comer castanha seja cozida com funcho ou canela, assada com sal no forno, crua, em puré, sopas ou bolos. E se estiverem aqui por perto eu posso oferecer-me de bom grado para provadora oficial das vossas delícias culinárias. Uma gulosa nunca perde oportunidade de "dar ao dente"!! Caso possuam alguma receita com castanha que considerem divinal e não se importarem de partilhar, cá estou eu para a receber! ;)

Para variar,  hoje abusei!! Como tal, só volto a sentir o gostinho das mesmas no próximo domingo em mais uma reunião familiar à volta da mesa. Abençoados encontros familiares!!!
Tal como eu também devoram castanhas? É dos vossos frutos secos preferidos? 

Hoje não vos maço mais! :)   
Sem mais, me despeço... 

Beijo enorme e abraço bem apertado para todos!


“Mãe, posso tentar fazer tudo para retribuir o que fazes por mim, mas sei que nunca vou conseguir nem chegar perto, então queria deixar registado todo o amor que sinto por ti.”

You Might Also Like

0 comentários

Deixa o teu comentário!
Agradeço a tua visita. <3
Até breve!

Divulgar Blogs

Bloglovin'

Follow

Pinterest

Tumblr