O Amigo da Onça - Quando aqueles que se dizem nossos amigos são na realidade o nosso maior inimigo!

by - janeiro 31, 2016

Gostaria de regressar ao blogue e poder escrever sobre algo bom, que me fez feliz ainda que momentaneamente, mas parece que ultimamente está a ser difícil chegar aqui e partilhar uma alegria com todos aqueles que me seguem.

O título desta publicação pode parecer demasiado forte ou duro, mas é proporcional à tristeza e desilusão que sinto neste momento. Amigos que traem a nossa confiança e nos magoam não podem de todo querer o nosso bem!

O Amigo da Onça

Estes últimos 6 meses têm sido estranhos, na medida em que, vários amigos me têm desiludido com suas atitudes e comportamentos ao ponto de eu perder a confiança e colocar em causa amizades com vários anos. Quando as pessoas nos conhecem bem, sabem quais são os nossos pontos fracos, as nossas fragilidades, deveriam proteger-nos de certos acontecimentos em vez de utilizar essas mesmas fraquezas para nos atingirem e tentarem humilhar, seja porque estão mal consigo mesmas e querem arrastar o outro para o seu poço, seja por pura maldade. Quem lida comigo há anos sabe que o meu "calcanhar de Aquiles" são os afectos. Quando gosto de alguém, faço tudo por essa pessoa, mas se há coisa que não suporto nem permito é que brinquem com os meus sentimentos, que me tentem iludir ou fazer crer em algo que não existe. E pior ainda, usarem isso como desculpa para me ajudarem ou me fazerem sentir bem. Desde quando iludir e mostrar interesse em alguém através de vários comentários que só se aplicam quando queremos algo com o outro seja uma relação ou whatever, é feito com o intuito de dar ânimo e motivação a alguém? Desde quando iludir alguém é contribuir para a sua melhoria de bem estar? Mas está tudo doido? E tudo isto vindo de quem é nosso amigo há anos é deplorável ao ponto de me questionar será que tem noção da parvoíce que fez e que a brincadeira lhe saiu muito cara? Como se pode confiar em alguém que nos trai desta forma, ilude e ainda tem "tomates" para dizer que eram "elogios" para me fazer sentir bem, ainda dói mais! Mas quem se julga ser?!

Infelizmente, quem tem o coração puro, quem tem bom interior é quem mais sofre e leva patadas dos demais. Porque se confia em quem não deve, porque apenas queremos ver o lado bom do outro, porque pensamos que estão bem intencionados, quando não estão!

Quando não sabes como ajudar um amigo, diz-lhe isso mesmo: "Não sei como agir, o que fazer para te sentires melhor!". Não iludas nem dês falsas esperanças a quem está emocionalmente de rastos. Não cries expectativas, nem digas que vai correr tudo bem quando sabes que não vai ser fácil superar essa dor. Diz-lhe apenas: "Pode não ser fácil, mas eu estou e estarei sempre aqui para o que precisares." 

Acima de tudo não brinques com os sentimentos dos outros a teu belo prazer ou para te encher o ego. Pensa que esse outro alguém podes ser tu numa outra situação e que não vais gostar minimamente de te sentir um otário enganado pelo teu melhor amigo. 

Mais uma vez, está na altura de fazer a dita limpeza na lista de quem se diz nosso amigo e manter por perto apenas quem realmente nos quer bem!

Desejo a todos a continuação de um excelente fim de semana rodeado de bons amigos!
Até breve de preferência com melhores notícias!
Beijos e abraços para todos!!

You May Also Like

7 comentários

  1. Já vivi uma situação parecida a que descreves, tanto que agora sou mesmo muito selectiva quanto amigos e não tenho medo de deixar amigos para atrás; chegam mesmo a chamar-me de anti-social, convencida e até mesmo insensível. Mas não sou nada disso, tanto que não sou que de vez em quando me dou mal. Há uma diferença entre ser amigo e ser chacota!
    Espero que a situação se resolva o mais rápido possível, porque viver num ambiente assim não te vai fazer bem; deixa para trás as pessoas tóxicas, é difícil no início mas acredita que torna-se mais fácil quando realizares que és mais feliz sem essas pessoas.
    Espero que tenho ajudado, não sei! Mas vai tudo correr bem :)

    ~ Carla'C

    Coisinhas da Carla'C
    Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla pelo teu comentário!
      É triste quando alguém que consideramos amigo e com quem partilhamos tudo resolve brincar com os nossos sentimentos. Alguém que sofreu e sofre do mesmo supostamente não deveria ter esta atitude. Critica os outros mas faz o mesmo, é no mínimo deplorável. Espero que com o tempo possa crescer! Mas a vida é assim mesmo, feita de aprendizagens e tenho a certeza que o melhor está para chegar. Como disse acima, a vida encarrega-se de tirar os frutos podres da nossa árvore. ;)
      Beijinhos e estarei atenta às publicações no teu blogue! ;)

      Eliminar
  2. Também já passei por situações do género e também escrevi sobre o assunto num post chamado "judgemental friends".
    Bom trabalho com o blog, continua :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário. ;)
      Não conhecia o teu blogue, mas gostei muito de ler as tuas publicações e já está na minha lista para seguir com regularidade. O facebook vai informando das novas publicações na página referente ao teu blogue o que me ajuda a manter-me dentro das novidades. :)
      Beijinhos e até breve! :)

      Eliminar
  3. Infelizmente o mundo está empestado de pessoas más! Por esse motivo deixei de me prender às pessoas e comecei a fazer tudo por mim e para mim
    Mas felizmente há pessoas que ainda não foram picadas pelo bicho da maldade, essas pessoas mantém-se ao nosso lado a dar-nos força sempre

    Beijinhos

    http://ummistodeideias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. é mesmo terrível, já não se pode confiar em ninguém, sem se ter a certeza de que não nos vão desiludir! o que vale é que ainda vai havendo gente boa e é a dessas pessoas que devemos ter ao nosso lado :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo com tudo o que disseste.
    Já sofri várias desilusões, as pessoas não têm noção das suas acções e não têm a capacidade de entender o ponto de vista do outro...
    Hoje em dia parece mesmo que anda tudo doido! E parece que há cada vez menos pessoas boas neste mundo!
    Enfim!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar