Cinema - Sugestão #2

sábado, março 05, 2016

Olá Sonhadoras(es)!

Tudo bem com vocês? Preparados para mais um fim-de-semana? 
Espero que já tenham bons planos para estes dois dias de descanso. Por aqui ainda não tenho programa em mente, mas espero que surja algo de bom! A ver vamos... haja esperança!! 

Na última publicação referi que ia a uma ante-estreia, mas ainda não sabia o nome do filme. Pois bem, o bilhete ganho no passatempo foi para a ante-estreia do filme " A Força da Verdade". O título original é "Concussion", como vêem a tradução para português não é literal, mas até está adequada ao filme e, convenhamos, fica melhor que Concussão! Nem todos os espectadores entenderiam o significado desta terminologia médica o que poderia dificultar a divulgação do filme, para além do facto do título em português ser bem mais impactante!!

Fiquei bastante surpreendida e agradada com este filme (thriller dramático), apesar das críticas não o descreverem como um filme brilhante. Para mim o argumento é muito bom e a prestação de Will Smith é excelente. Não o imaginava neste papel e com este registo, aliás, já não o via no grande ecrã há uns bons anos. Está mais velho (a idade passa pelas estrelas da mesma forma que pelos comuns mortais), mais maduro e melhor actor! O facto de ser baseado numa história verídica é algo que me fascina nos filmes.

Partilho aqui o trailer deste filme e a sua sinopse para aguçar a vossa curiosidade. Espero que gostem tal como eu!!

Sinopse: 
O nigeriano Dr. Bennet Omalu é um neuropatologista forense que, ao autopsiar Mike Webster, um jogador de futebol americano, descobre que a morte não se deveu unicamente a uma demência progressiva que se transformou em depressão, mas sim a um trauma cerebral ocorrido vários anos antes. Ao investigar a fundo, percebe que se trata de encefalopatia traumática crónica (CTE), uma doença cerebral degenerativa que afecta principalmente pessoas com histórico de lesões constantes na cabeça e que é tida como causa de depressões profundas que levam ao suicídio. Entre os jogadores de futebol americano o Dr. Omalu encontra vários casos da doença, anteriormente associada a lutadores de boxe e conhecida entre a classe médica como demência pugilística. Determinado a demonstrar a sua tese e encontrar um modo de reverter a situação, ele vê-se envolvido numa conspiração com a poderosa NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) que, de modo a manter intacta a sua reputação, não quer que os dados sejam tornados públicos.Um filme dramático baseado em factos reais realizado por Peter Landesman e que conta com Will Smith, Alec Baldwin e Albert Brooks nos principais papéis.                                                           
                                                                                                                     (Cinecartaz, Jornal Publico)


O tema abordado é do meu interesse. Como alguns sabem, estudei Biologia e estive alguns anos a frequentar a licenciatura em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. Fez-me recordar o trabalho de laboratório, a preparação dos tecidos para observação microscópica, a primeira observação de uma autópsia, etc. 
Por vezes tenho saudades destes momentos que fizeram parte da minha vida durante longos anos. Foi um sonho que persegui desde o início da adolescência, que depois se virou numa tortura psicológica (é uma história tão complicada!). Estou feliz neste momento, mais realizada, creio que neste momento a minha vida faz mais sentido e imagino-me a trabalhar na Área Social enquanto as forças e a saúde o permitirem (é um trabalho para toda a vida!!), mas não deixo de recordar com carinho tudo o que vivi. Esse sonho fez parte da minha caminhada, é parte de mim que não será esquecida e que contribuiu para aquilo que hoje sou.

Algo que também me impressionou no filme foi o poder do dinheiro, que move o mundo e tolda as mentes dos seres humanos. Pittsburgh é retratada no filme como uma cidade que vive em função deste desporto, foi este que contribuiu para o crescimento da mesma e que a "colocou no mapa". Quando o patologista Dr. Omalu descobre a CTE, doença cerebral degenerativa, vai travar uma árdua batalha para provar que estas lesões são devidas aos traumatismos sucessivos que ocorrem aquando da prática deste desporto. Dado o dinheiro envolvido, todos tentam descredibilizá-lo, especialmente a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) e abafar o caso. Como é possível esconderem dos jogadores os riscos que correm na prática deste desporto? Por dinheiro o ser humano é capaz de tudo! É uma realidade assustadora e que nos deixa a pensar que, por vezes, o dinheiro é mais importante do que a verdade, a honestidade, a saúde, o respeito pelo próximo, e tanto mais poderia acrescentar. 
Enquanto o dinheiro for o motor propulsor do mundo, sendo as decisões tomadas em função do mesmo e não da população, não iremos caminhar para um mundo melhor. Os valores e ideais estão trocados, são de forma assustadora relevados para segundo ou até mesmo último plano! Mexeu comigo, deixou-me a pensar no que o homem é capaz de fazer pela sua conta bancária. E este facto aplica-se a tantas outras áreas da nossa vida!!

Se este tema vos interessa, creio que vão gostar do filme. Na minha opinião vale a pena ver!

Deixo aqui esta dica e espero que gostem desta publicação. Já é a segunda sobre cinema, pelo menos estou a tentar aliviar um pouco o "peso" de algumas das minhas publicações mais cinzentonas! Espero vir a escrever sobre outros temas também do meu interesse para que percebam que a minha vida não é só depressão, tristeza e mau humor. Há momentos em que estou mais deprimida (bem diferente dos momentos de tristeza que todos temos), mas também vou atravessando períodos de maior alegria e boa disposição ainda que intermitentes e de menor duração. Um dia irei vencer esta luta, eu creio que sim e luto para que tal aconteça!

Um grande abraço bem apertado para todos e muitos beijinhos!
Aproveitem o fim-de-semana para estarem na companhia de todos aqueles que amam e para fazerem aquilo que vos dá maior prazer!




You Might Also Like

0 comentários

Divulgar Blogs

Bloglovin'

Follow

Pinterest

Tumblr