Pequenos prazeres da vida #1

sexta-feira, maio 06, 2016

Olá Sonhadoras(es)! :) 

Hoje resolvi trazer algo de diferente na tentativa deste local não se tornar no meu muro de lamentações. Não quero que comecem a ver este espaço como um blogue onde só se partilham tristezas ou desilusões. É verdade que passo por momentos menos bons, com alguns sustos e abalos pelo meio, mas felizmente a minha vida não é só desgraça e coisa ruim! Tenho aprendido a dar mais valor ao que possuo e ao que realmente importa. Aos poucos tudo se irá recompor e regressará ao lugar certo. Haja esperança!! :)

Pense grande, mas jamais dispense os pequenos prazeres e as alegrias simples da vida!

Vou partilhar mais uma das minhas preferências e que se tornou num bom programa para final de dia/início de noite, seja no inverno como no verão. Nada mais nada menos do que: beber um bom chá, num local agradável com uma decoração diferente e acolhedora e, se possível, com uma excelente companhia.

Um dos segredos para a felicidade é nos deliciarmos com os pequenos prazeres da vida.


Deixo aqui alguns dos meus locais preferidos na cidade do Porto onde se pode degustar um bom chá.

 Khan el Khalili - casa de chá/bar egípcia, com uma excelente decoração e atendimento impecável. Possuem mais de 30 variedades de chá e são absolutamente deliciosos! Para as alturas de maior calor têm disponíveis chás frios que são uma excelente escolha para uma noite quente de verão. 
Degustar do mesmo  na parte exterior da casa de chá, com música ambiente bem ao estilo árabe, sentados num pequeno puff ao final de tarde quando os raios de sol estão a desaparecer ou então depois de um jantar é tão, mas tão bom! Aconselho vivamente! 

Se preferirem jantar, comer algum doce (o bolo de chocolate é muito bom!), batido ou experimentarem as tão conhecidas shishas podem fazê-lo neste espaço. Às sextas-feiras e sábados têm espectáculos de dança do ventre. Por várias vezes já assisti ao espectáculo da Munira Azarake, uma excelente profissional que dança maravilhosamente bem, de tal forma que enquanto actua não conseguimos tirar os olhos dela. 
Sugiro visitarem o local e regressarem à época dos Faraós! Não se vão arrepender!!     

Facebook | Site 


Continuando na mesma onda Oriental, apresento-vos mais 2 locais bem interessantes:


✔ Tuareg Baixa/Caffé Bar - os chás são realmente muito bons e têm uma vasta lista à escolha.
O local também é bastante acolhedor e com uma decoração que nos leva às arábias. Têm ao nosso dispor dois pequenos espaços mais reservados e bons para se conviver em grupo e estar um pouco mais à vontade. A área exterior também é bastante agradável e um bom local para frequentar nas noites quentes.
Tal como o espaço anterior, também tem uma boa carta de chás, cocktails com ou sem álcool, narguilés e podem assistir com regularidade a espectáculos de dança oriental.


Facebook


Sahara/Salão de Chá -  este espaço está localização na zona ribeirinha do Porto em plena muralha fernandina, local por si só excelente e privilegiado, com uma vista fabulosa à qual ninguém fica indiferente. É um espaço bastante acolhedor, a meu ver mais aconchegante do que os anteriores, com boa decoração que reflecte a riqueza cultural muçulmana.É um ponto de encontro da comunidade árabe, pelo menos é esta a a percepção que tenho.

Facebook

É muito frequente entrar neste local e ouvir os clientes a falarem em árabe. Não me perguntem qual o dialecto, pois existem mais que muitos e, dada a minha ignorância nesta área, não os sei distinguir! Este último aspecto aliado ao espaço em si e ao facto do proprietário (Abdelkader Belkerma) e funcionários serem nativos, sentimo-nos como se tivéssemos acabado de entrar num salão de chá perdido algures por Marrocos.

Este salão de chá possui 2 pisos: o piso inferior é uma réplica de um salão árabe, com mesas, candeeiros, tapeçarias e sofás iguais aos que se encontram em qualquer casa de um muçulmano; o andar superior é decorado com mesas mais baixas e almofadas pelo chão, transportando-nos para as tradições nómadas. 

Aconselho a irem um pouco mais cedo, caminharem pela Ribeira, usufruírem da paisagem e terminarem o passeio visitando este espaço.


✔ Rota do Chá - este espaço também possui uma decoração com inspiração oriental e tem ao dispor dos clientes uma enorme panóplia de chás (300!!). Brunch e jantar apenas por marcação, têm menu diário e uma grande variedade de tostas e sumos naturais. Podemos optar entre 3 locais: Sala Ganesch, Pátio e Jardim. O jardim é sem sombra de dúvida o meu local de eleição! Simplesmente adoro este espaço! É muito bonito e agradável! Super acolhedor e óptimo para conviver com amigos numa tarde solarenga. Tem um senão: fecha muito cedo (segunda/sexta-feira e domingo às 20h, sábado às 21h). Quem quiser degustar estas infusões/chás no conforto de sua casa, pode efectuar a compra das mesmas na loja deste espaço. 

Facebook | Site 

Tanto no primeiro como neste último espaço, as infusões vêm directamente de Marrocos, são os proprietários que as vão buscar com regularidade a este país. Aqui não há imitações! :) Quanto ao Tuareg  e à Rota do Chá não sei como funcionam, não me informei junto dos proprietários, mas creio que actuarão do mesmo modo.

Mudando de estilo, sugiro-vos mais um locais:

Mil e 1 Chás - este spot está localizado no Mercado Bom Sucesso (Urban Concept) e é diferente dos anteriores, na medida em que, não se trata de um salão de chá, mas sim de uma banca onde os chás estão expostos em frascos de vidro ao longo de várias fileiras. Acho tão giro ver a enorme variedade de ervas e cores expostos desta forma. Faz-me recordar as mercearias antigas! (Sim, ainda me recordo destes locais. Eu cresci numa aldeia onde só existia uma mercearia muito tradicional num raio de vários quilómetros.)

À frente de cada frasco tem um pequeno cartaz que indica o nome da infusão e seus ingredientes. E são de uma variedade fenomenal, com ervas que nunca ouvi em toda a minha vida! A funcionária é super simpática e dá-nos sempre a cheirar um pouquinho de cada frasco o que ainda dificulta mais a escolha. São aromas únicos e indescritíveis!! Nesta loja o chá é vendido ao peso, mas também podemos escolher a infusão e beber ali mesmo. Apesar do Mercado estar sempre cheio arranja-se sempre uma mesinha onde se pode degustar o chá com mais calma e conforto. O espaço tem quase sempre animação nocturna (até às 23h, hora de encerramento) e já tive a oportunidade de assistir a alguns recitais de piano, saxofone, etc., fado e outros géneros musicais. Caracteriza-se por ser um espaço muito virado para o turismo
Este spot tem uma vantagem apetecível: o preço por chá é bastante mais acessível que os anteriores.

Facebook | Site

Para finalizar deixo-vos a indicação do próximo local que desejo visitar: 

Casa de Chá Mil Folhas - esta casa de chá é recente e está situada em Leça da Palmeira bem pertinho do local onde vivi mais de 20 anos. Tem uma decoração muito gira e super fofinha. Vejam só os doces que têm ao nosso dispor para acompanhar um chazinho! Estou desejosa por a visitar e partilhar com todos vós o que por lá encontrei! 
Facebook | Site

Conhecem alguns destes locais acima referidos? O que acham dos mesmos?

Querem partilhar comigo locais que gostam de frequentar aqui na cidade do Porto ou arredores? Se quiserem indicar algum espaço da vossa cidade não se acanhem! Assim fico com uma dica de um local a conhecer quando tiver a oportunidade de visitar a cidade onde vivem.

Os pequenos prazeres podem ser encontrados no dia-a-dia em vários momentos e muitas vezes não há a necessidade de alterar a vida para se ter mais alegria e felicidade.

Alinham nesta interacção? :)

Desejo que esta semana termine da melhor forma para todos vós! Que a chuva não atrapalhe nem interfira com os nossos planos! 

Beijinhos para todos e até breve!!

You Might Also Like

1 comentários

  1. que lugares mara amiga,super indicações aiiieee ameii bjs
    www.btomporfavor.blogspot.com.br vai lá no meu cantinho tbm e conheça..bjs

    ResponderEliminar

Divulgar Blogs

Bloglovin'

Follow

Pinterest

Tumblr