Opiniões há muitas!

Olá a todos! Como têm estado neste último mês? 

É verdade, já lá vai quase um mês desde a última publicação. Tenho andado a portar-me mal neste aspecto, mas tem sido tanta informação a dar voltas na cabeça que acabei por colocar um pouco de parte este "projecto".  Tanta coisa tem acontecido nesta minha ausência, mas ainda estou em processo de "digestão" e a ruminar um pouco sobre os últimos acontecimentos. Vamos ver se no final consigo escrever um pouco sobre esses assuntos, por enquanto, prefiro assentar e deixar baixar a poeira.

Resolvi voltar com o seguinte tema: "Opinar ou não opinar, eis a questão!".
Todos nós já fomos alvo de comentários à cerca da nossa forma de ser e estar, sobre o que trazemos vestido, o livro que estamos a ler ou sobre aquela música que temos em modo replay no nosso mp3. Há sempre quem goste de dar a sua opinião, mesmo quando a mesma não lhe é pedida. E se há coisa que me irrita é esta mesma: darem a sua opinião por tudo e por nada quando não estou minimamente interessada ou preocupada em conhecê-la!


Há uns dias atrás, uma pessoa que nem sequer conheço pessoalmente, apenas contacto com ela pelo facebook, resolveu opinar sobre as minhas fotos em destaque. Sim! Do nada, sem lhe ser pedido, resolveu meter o "bedelho" sobre as minhas escolhas:
"Tens duas fotos top, espectaculares, mas as outras duas escapam à tangente. Devias ter mais cuidado nas escolhas. Gosto mais daquelas em que tens o cabelo solto".
(Poderia acrescentar mais umas quantas "caralhadas" vindas da mesma pessoa.)
De imediato ocorreu-me o seguinte pensamento: "Ouve lá, mas eu pedi a tua opinião? Eu por acaso quis a tua ajuda para escolher as minhas fotos de perfil? Se do meu escapam duas das fotos em destaque, do teu nem isso!". Juro, que era isto que me apetecia escrever! Já que a pessoa gosta de opinar sem lhe pedirem para tal, merecia esta minha resposta e era bem sincera. Mas, como sempre, respirei fundo, contei até dez e deixei baixar em mim o modo politicamente correcto e respondi singelamente: "Acredita que são escolhidas a dedo, as restantes são bem piores e pessoalmente nem queiras imaginar!", adicionando uns quantos sorrisinhos para aliviar o "clima". 

É que não há pachorra! Mas agora não posso escolher as fotos como bem me aprouver e colocar no meu perfil sem ter a censura alheia? Por acaso eu ando à cata de "gosto" e "adoro" nas minhas fotos seja no facebook ou em qualquer outra rede social? Eu publico porque eu gosto, independentemente da opinião dos outros! Não ando a coleccionar "likes", não são eles que me pagam as contas e, que eu saiba, ainda não contratei qualquer personal adviser para me ajudar a gerir as minhas contas nas redes sociais, o que visto ou como ou quando abro a boca para falar! Irra que gente chata que não tem mais nada para fazer do que se preocupar com as fotos que coloco no perfil. Eu quero lá saber o que A, B ou C tem como foto de perfil! Por mim até poderiam estar nus com os penduricalhos à solta e a abanarem livremente (elas com as mamocas pela cinta, eles com os tintins pelos joelhos) que eu lá queria saber! Se escolheram essa foto, é porque gostam e acham que estão fotogénicos. Se gosto da mesma, deixo um elogio; caso não goste, nada digo e passo à frente. Acho que é o mais sensato! Mesmo quando me pedem opinião sobre esta ou aquela foto, peça de roupa ou acessório, tenho sempre o cuidado de não ferir o outro com a minha resposta. Procuro ser delicada e sempre friso que o mais importante é que o próprio goste e se sinta bem na sua pele, independentemente do que os demais pensem a respeito disso.

Eu sei que sou teimosa que nem uma mula, "espírito de contradição" como a minha mãe lhe chama, mas depois de criticarem a minha foto de perfil por estar com o cabelo apanhado, então é que vão ter de levar com a mesma até eu me chatear, E se um dia me encontrar ou cruzar com a dita pessoa, faço questão de apanhar o cabelo num rabo de cavalo, coque ou até dois carrapitos, só mesmo para contrariar! Olha que raio! 


Há quem goste de comentar sobre tudo e mais alguma coisa sem lhe ser pedido e ainda resolvem agir como as crianças e os "tolos" e dizer o que bem lhes apetece sem qualquer filtro. Mas chamam a isto sinceridade? Eu chamo má formação e falta de educação! Alguma vez na vida, ia eu dizer para tu tirares essa roupa que te fica mal, para não ouvires essa música que é foleira ou para trocares a foto de perfil porque não te favorece?! Se estás assim vestido, se ouves essa música ou se colocaste essa foto no perfil da tua rede social (tantas outras escolhas que poderia acrescentar a estas!) é porque gostas e eu não tenho nada, nadica de nada a ver com isso! 


E quando resolvem comentar o tipo de publicações que fazemos? "Ai, estás sempre a queixar-te no facebook!". Há quem veja como queixinhas, eu vejo como desabafos e, felizmente, ainda posso escrever o que bem me apetecer e não ter de pagar por isso. Para mim as redes sociais não servem apenas para publicar fotos maravilhosas das lindas férias paradisíacas, das últimas compras, dos almoços e jantares divinais, das festas glamourosos, etc. Lamento informar, mas a minha vida não é composta apenas por rosas bonitas, coloridas e cheirosas, há muitos espinhos pelo meio e não tenho qualquer receio em mostrá-los. Não vivo de aparências, não necessito que os outros pensem que estou bem na vida, feliz e a nadar em moedas de ouro como o Tio Patinhas. Não me preocupa que conheçam a minha realidade tal como ela é, obviamente, dentro daquilo que quero expor seja bom ou mau. 
Bolas! Estão descontentes? Há um opção "retirar notificações" e deixamos de ver no nosso feed de notícias o que esta ou aquela pessoa vai publicando. Não é mais fácil assim do que andar a criticar porque não gosta de ver isto ou aquilo?!

Não sei se é da idade, se é mesmo do mau feitio, uma coisa é certa: "Já não tenho pachorra para determinadas pessoas, situações, observações, etc."





E, para finalizar, deixo uma expressão que a minha avó utilizava muitas vezes: "As opiniões são como os cús, cada um tem o seu e só a si lhe diz respeito o que faz com ele!". 
Opiniões há muitas e a minha é apenas mais uma entre muitas. Vale o que vale, o valor que lhe queiram atribuir, mas não podia deixar de colocar cá para fora o que estava entalado na garganta!






Um grande beijinho para todos e um abraço bem apertado!
Divirtam-se e boas férias!!




You May Also Like

2 comentários

  1. Opinião de opiniático é um cu, mas opinião bem fundamentada aí já é outro nível e uma outra história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Aceito uma opinião bem fundamentada mesmo que não concorde com a mesma. Mas que me irrita quando dão a sua opinião sobre o que como, visto ou uso, sem eu pedir a mesma, aí se irrita!!
      Abraço e um bom fim-de-semana!

      Eliminar